Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar
a conversa no WhatsApp
fechar

Qual o tipo de imóvel ideal para iniciar a vida em casal?

Qual o tipo de imóvel ideal para iniciar a vida em casal?

Ter seu próprio imóvel representa para o casal o início de uma marcante etapa da vida. Alinhar os objetivos e planejar o futuro é imprescindível para realizar as melhores escolhas

Idealizar um futuro a dois sempre passa pelo sonho do primeiro imóvel de um casal para constituírem sua família. Este é um grande passo na vida a dois, por isso precisa ser muito bem planejado.

O imóvel próprio do casal é um desejo que chega junto ou após o casamento. Antes dele até, para os menos tradicionais – conforme apontam as tendências.

A vontade de morar juntos é o start inicial para uma série de definições que precisam ser feitas.

A chave para que o casal faça uma boa escolha é ter em mente suas prioridades. Qual o tipo de imóvel? Será novo ou um usado? Em qual bairro? Comprar ou alugar?

Mas não se assuste: estas questões servem para ajudar o casal a definir o que se encaixa melhor em seus desejos para o futuro.

Deste modo, não há regra definida e nem resposta certa para nenhuma das perguntas. Tudo irá depender do perfil de cada casal.

Por isso, neste artigo iremos explicar:

  • Como escolher o melhor tipo de imóvel – casa ou apartamento;
  • Como saber a melhor opção entre comprar x alugar o imóvel;
  • As diferenças entre um imóvel novo ou usado.

Casa X Apartamento

Hoje em dia, quando se compara entre morar em uma casa ou apartamento, a segurança é uma questão muito citada.

De fato, o apartamento traz uma proteção maior. Com os acessos restritos, monitoramento por câmeras, porteiros e vigias. Normalmente, quanto maior o condomínio, maior e mais reforçada será a segurança.

As manutenções externas e estruturais também devem ser consideradas. Em uma casa, a responsabilidade total em concertos será do proprietário. Diferente de um condomínio de apartamentos, onde os gastos são divididos entre os moradores.

Outro fator de bastante impacto é em relação ao espaço. Se o casal optar por um apartamento, é importante pensar no número de quartos que serão necessários. Filhos estão nos planos?

Uma casa, além do espaço maior, irá proporcionar mais sensação de liberdade. O casal poderá ter seu próprio jardim, mais espaço para crianças e pets.

Se os animais de estimação estão nos planos do casal, atente-se ao porte do bichinho. Cães muito grandes podem não se adaptar em locais menores e limitados como um apartamento.

A privacidade também é um ponto a se analisar. Um apartamento envolve estar cercado de pessoas e inevitavelmente lidar com os hábitos dos seus vizinhos. O bebê chorando, a vizinha que adora trocar os móveis de lugar.

Como podemos observar, existem vantagens e desvantagens em morar em casa ou apartamento.

Ambas as situações têm suas peculiaridades, que se encaixam em determinados estilos de vida. Basta saber qual é o mais próximo ao do casal.

É mais vantajoso comprar ou alugar?

Depois de falarmos sobre estilo de vida, vamos entrar um pouco na questão financeira. Por se tratar de um investimento muito significativo na vida de um casal, muitos se questionam o que vale mais a pena: comprar ou alugar um imóvel?

Tão importante quanto o capital disponível, o grau de estabilidade poderá definir, por exemplo, qual faixa de valor das parcelas o casal conseguiria assumir. Isto depende de diversos fatores, como o nível socioeconômico e momento da carreira de ambos.

As duas situações possuem vantagens. Comprar um imóvel significa investir a longo prazo e possibilita inclusive usufruir da renda de aluguéis futuramente.

Alugar um imóvel e poupar o valor economizado da entrada, realizando investimentos de alta rentabilidade, também é uma possibilidade inteligente.

Para esta decisão, não só a condição financeira do casal importa, mas o momento econômico do país. Deve-se estar atento às taxas de juros e avaliar se são compatíveis com o que podem e querem investir.

Por fim, o momento da vida do casal tem influência nesta decisão. Se o objetivo for permanecer na cidade e criar raízes, a compra do imóvel próprio seria uma boa opção.

Do contrário, um aluguel temporário, até definir melhor os objetivos, seria uma alternativa interessante.

Optar por um imóvel novo ou usado?

Ao decidir comprar o imóvel próprio, o casal irá se deparar com mais um dilema: optar pelo novo ou o usado? Esta pode ser uma decisão não tão fácil, visto que ambos possuem ótimos ganhos.

Um imóvel novo será mais moderno, com design atual e não precisará de reformas.

Se for a compra de um imóvel na planta, há a opção de contratar um arquiteto e planejá-lo do jeitinho que o casal sempre sonhou.

Outra vantagem é que imóveis novos tendem a valorizar mais com o tempo, aumentando seu valor de revenda.

As desvantagens do imóvel novo ficam por conta da necessidade de mobiliá-lo do zero, pois muitos são entregues “crus”. Outro fator são as paredes mais finas, pela questão das construções modernas fazerem uso consciente dos materiais.

Imóveis novos normalmente estão localizados mais afastados dos principais bairros, devido à falta de terrenos disponíveis nas regiões centrais. Isto pode ser considerado como um ponto negativo, pois envolve maior tempo de deslocamento.

Porém, com as novas dinâmicas da pandemia, esta é uma realidade que se modificou. Estar “bem localizado” pode não ser mais uma prioridade, visto que muitos ainda permanecem trabalhando em home office.

Já o imóvel usado será mais espaçoso, pois as construções antigas não poupavam espaço. Diferente do conceito atual, de cômodos compactos. Quando falamos de casas, as usadas normalmente possuem jardins maiores, com amplos pátios e quintais.

Já no caso dos prédios, os antigos tendem a ter menos espaço de lazer, sem o playground para crianças, área de festas, sala de jogos, etc.

Outra desvantagem destas edificações são os elementos elétricos e hidráulicos, que com o passar do tempo se modernizaram nas construções novas. Como poucos pontos para tomadas e tubulações de aço galvanizado (mais propensas à corrosão e vazamentos).

Não perca seu sono na decisão do imóvel próprio, podemos te ajudar!

São tantas escolhas, avaliações e planejamento! Ufa, a vida em casal exige maturidade e paciência para não se atropelar e tomar decisões que causem arrependimento depois.

Mas calma, o primeiro imóvel para iniciar a vida em casal deve ser uma experiência prazerosa, afinal é um sonho que está se realizando.

Por isso, conte com a consultoria de uma imobiliária para ajudar a dar os primeiros passos.

Especializada em serviços de assessoria imobiliária, a Dinâmica Sul tem o papel de intermediar a compra, venda, locação e avaliação de imóveis.

Tudo para garantir a tranquilidade dos compradores, proporcionando maior segurança em todas as etapas de aquisição.

Acesse nosso site e conheça as melhores opções de compra e locação de imóveis na região!