Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar
a conversa no WhatsApp
fechar

Organização da casa: 3 ideias para criar um ambiente aconchegante

Organização da casa: 3 ideias para criar um ambiente aconchegante

Com mais tempo em casa na pandemia, tudo o que queremos é um local acolhedor e que atenda às nossas atividades diárias. Com dicas práticas na decoração, é possível transformar os ambientes e tornar sua casa um melhor lugar para viver

Ter em casa um ambiente aconchegante apenas para aproveitar os finais de semana e dias de folga já é um pensamento que mudou nos últimos tempos.

Agora estamos, em grande maioria, operando em home office e com os filhos em aulas online. Os ambientes do lar precisam ser confortáveis, práticos e que atendam as necessidades do dia a dia.

Nossa sociedade passou por uma grande mudança em relação ao lar. Com mais tempo em casa durante a pandemia, nossa casa tornou-se sinônimo de espaço de trabalho e lazer simultaneamente.

O fato das crianças estarem mais tempo em casa, com as aulas online, por exemplo, também gerou um impacto grande na rotina das famílias. Deste modo, passamos a olhar de uma forma mais refinada para os cômodos, pensando em como torná-los mais aconchegantes e funcionais.

Por isso, neste artigo iremos trazer:

  • Dicas para decorar a sua casa e torná-la um ambiente aconchegante;
  • Como adaptar os cômodos da casa para que sejam mais funcionais.

Casa aconchegante significa bem-estar

Nossa percepção nunca esteve tão aguçada sobre como as características de um ambiente podem influenciar nosso bem-estar.

Com a pandemia, trouxemos às 8 horas de trabalho diárias para, literalmente, dentro da nossa sala. Ou seja, isto representa uma mudança enorme dentro da rotina. Neste cenário, perdemos aquela separação mental do que é “local de trabalho” e o que é a nossa casa, local que chegamos para relaxar ao fim do dia.

Em todo este contexto, surge a necessidade de estarmos em um lugar onde seja possível ficar confortável e, ao mesmo tempo, produtivo.

Para isso, muitas vezes uma nova decoração pode ser a chave para otimizar os espaços.

Listamos a seguir dicas práticas de como tornar sua casa aconchegante através da decoração.

A sala que virou escritório

Sorte daqueles que possuem um cômodo extra e o transformaram em escritório para operar em home office durante a pandemia. Porém, esta não é a realidade da maioria.

Nos apartamentos com apenas 1 ou 2 quartos, é a própria sala que acaba se tornando o escritório. E é lá onde a família trabalha, ao mesmo tempo em que se entretêm ao final do dia, na TV ou videogame.

Uma dica para deixar a casa aconchegante com este cômodo tão versátil, é a utilização de revestimentos e móveis de madeira. O material é mais confortável, pois se adapta bem a temperatura – não aquece muito no calor e não esfria demais no frio.

Você pode aplicar a madeira no piso, com os laminados, e também nas paredes, em formato de painéis ripados, por exemplo.

Além de ser um acabamento muito bonito, ainda é uma forte tendência de decoração no momento. Com o amplo leque de tons disponíveis no mercado, você pode escolher a cor de madeira que melhor combina com os móveis já existentes na casa.

Ainda na sala, outra dica é fazer o uso de tapetes e almofadas. Estes itens não só decoram a casa, deixando-a mais bonita, como tornam o clima muito mais aconchegante. Dê atenção especial aos tecidos, optando por superfícies e texturas macias para um toque convidativo.

Nos momentos de lazer, aposte também em puffs, que são como complementos do sofá. Assim, toda a família pode se reunir com conforto para assistir TV, por exemplo.

A boa iluminação é a chave do ambiente aconchegante

De forma geral, o indicado para uma casa aconchegante é a luz amarela, quente ou neutra. Porém, o espaço de estudo e trabalho precisa ser um local que propicie concentração e produtividade.

Para isso, uma iluminação correta é primordial. Pouca luz estimula o relaxamento e pode resultar em dificuldade para o trabalho render.

Neste caso, a dica para quem trabalha no cômodo da sala, é usar uma fonte de iluminação branca, como uma luminária. Assim, mesmo que a iluminação do cômodo seja quente, você terá um apoio de luz branca para balancear e não prejudicar sua produtividade.

O mesmo vale para as crianças que estudam no quarto. As luminárias de mesa, por exemplo, são uma opção prática e muito eficaz para os momentos de estudo e aulas online.

Para as ocasiões especiais, como um jantar, a dica é utilizar velas. Ou seja, além de elegantes, aromáticas e decorativas, propiciam um clima quente e acolhedor.

Plantas na decoração: não tem erro!

Sim, as plantinhas são grandes aliadas de quem quer ter uma casa aconchegante e trazer bem-estar para o seu lar. Isto sem falar que agregam muito na decoração.

Já é cientificamente comprovado que a existência de plantas em casa faz bem para a saúde. Elas nos inspiram, emanam boas energias e dão aquela sensação de conexão com a natureza.

Em apartamentos, esta solução é ainda mais bem-vinda para refrescar a mente e amenizar aquela sensação de “estar preso”.

Se você tiver espaço, aposte em plantas de maior estrutura. Os vasos grandes tornam-se também itens muito bonitos da decoração, como os de palha ou tecido (cachepôs).

Em áreas menores, coloque plantas nos detalhes: estantes de livros, prateleiras, e até mesmo em pendentes. As suculentas são muito bem-vindas aqui. São delicadas e fáceis de cuidar, com diversas variações de formatos.

Escolha as que mais combinarem e se adaptarem com os seus espaços. Mas atenção, é importante estar sempre atento às necessidades de sol e água de cada tipo de planta.

Encontre o lar ideal com a Dinâmica Sul

Se você está passando mais tempo em casa, é essencial que ela seja escolhida com todo cuidado e segurança possível.

Independente da decoração que você optar em seu lar, a Dinâmica Sul irá te ajudar a encontrar o local desejado. Um ambiente aconchegante que atenda as necessidades e sonhos da sua família!

Possuímos diferentes opções em imóveis, tanto para locação quanto para venda. E é possível consultar todas elas de forma muito prática, pelo nosso site.

Acesse aqui e confira todas as opções de imóveis disponíveis na região.