Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar
a conversa no WhatsApp
fechar

O que fazer para reduzir o consumo de água no meu condomínio?

O que fazer para reduzir o consumo de água no meu condomínio?

Economizar recursos hídricos no condomínio faz bem também para o bolso. Entenda as formas de fazer isso de maneiras simples e de fácil execução, engajando os moradores a cuidarem do meio ambiente e ainda reduzir despesas

O uso da água no condomínio já é hoje uma preocupação real dos síndicos. Existem maneiras simples e facilmente aplicáveis para reduzir seu consumo exagerado, evitando os desperdícios.

Isto implica não só com o cuidado com o meio ambiente, mas também com a economia financeira, beneficiando o bolso dos moradores.

Neste 05 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Um tema enfatizado no mundo inteiro, cada vez mais, pelo seu impacto tão relevante para o planeta.

Dados apontam que o nosso país desperdiça, por dia, o correspondente a quantidade de 7 mil piscinas olímpicas de água. Assustador não é? E sim, é realmente um valor bem alto! Mas que, no dia a dia, muitas vezes não percebemos como nossos hábitos podem impactar o todo.

As notícias também não vêm sendo muito positivas nos últimos anos. Diversas regiões do Brasil, inclusive Santa Catarina, já preveem um futuro com falta de água.

Pensar em utilizar melhor os recursos, não implica apenas na preocupação com as próximas gerações. O agora, no presente, também pode ser muito afetado pelas práticas irresponsáveis.

A economia de água no condomínio envolve não só contribuir para o racionamento deste importante recurso. Mas também na redução das taxas do condomínio cobradas mensalmente.

Por isso, neste artigo você irá saber:

  • Como a economia de água pode impactar no condomínio;
  • As práticas mais indicadas para economia de água;
  • Dicas para implantar melhorias em seu condomínio e engajar os moradores.

O impacto da economia de água no condomínio

A água é um recurso muito utilizado em condomínios. Além da limpeza e conservação interna, há toda a parte de manutenção da jardinagem, lavagem de garagens, muros, etc.

Neste sentido, além da conscientização dos moradores para melhor utilização individual em seus apartamentos, é preciso pensar no todo.

A economia de água significa também a economia de dinheiro. Pois impacta diretamente nas taxas mensais do condomínio. Mas não se preocupe: não é necessário nenhum grande projeto ou instalação para economizar água no condomínio.

Práticas simples de aplicar já podem fazer uma grande diferença!

Práticas para economizar água no condomínio

Confira a seguir os jeitos de aplicar isto em seu condomínio, com cuidados simples que podem ser facilmente incorporados à rotina.

No jardim – atenção às torneiras e mangueiras

Quando falamos no desperdício de água, logo nos vem à cabeça a imagem daquela mangueira correndo água, certo? Ou aquela torneira pingando por dias a fio.

E sim, a parte do jardim é um local muito propício ao desperdício de água no condomínio.

As dicas aqui são muito simples, começando por um objeto chamado arejador. Ele é um acessório que se fixa em torneiras e mangueiras, com o objetivo de diminuir o fluxo da água.

As torneiras mais atuais no mercado normalmente já vêm com este acessório, mas não há necessidade de comprar uma nova. O arejador pode ser comprado separadamente e então acoplado na torneira ou mangueira existente.

Uma ação simples, de baixo investimento, mas que pode fazer bastante diferença: os fabricantes apontam que o arejador pode reduzir em até 80% o desperdício de água!

Ainda no jardim, outra recomendação inteligente é sobre os horários para rega das plantas.

Mantendo um horário fixo, por exemplo, às 9h da manhã, você aproveita o sol menos intenso, que irá evaporar a água mais lentamente.

Isto faz com que se aproveite melhor a utilização da água, garantindo ainda o crescimento saudável das plantas, que estarão sempre hidratadas o suficiente.

Reutilização da água no condomínio

Direcionar a água da chuva, chuveiros e máquinas de lavar através de cisternas. É também uma alternativa que não exige altos investimentos e pode ser muito efetiva.

A água reutilizada pode servir para a limpeza de vasos sanitários, calçadas e vidraças, por exemplo.

E por falar em cisternas, não se esqueça das vistorias nos equipamentos hidráulicos do condomínio.

A manutenção periódica das caixas d’água e cisternas é indispensável para garantir o funcionamento correto.

Com este hábito, possíveis vazamentos poderão ser rapidamente detectados e resolvidos, evitando mais desperdício.

Ações individuais contribuem para o coletivo

Cada morador pode contribuir efetivamente para a economia de água dentro de sua casa. As orientações não são novidades, mas é sempre importante reforçar-las:

  • Lavar a louça com a torneira aberta somente durante o enxágue;
  • Na lavagem das roupas, juntar um volume maior de roupas sujas para o melhor aproveitamento da água gasta pela máquina;
  • Escovar os dentes com a torneira fechada;
  • Ficar atento ao tempo dos banhos, deixando o chuveiro ligado apenas pelo tempo realmente necessário.

O engajamento dos moradores é essencial

Muitas destas ações são de iniciativa do condomínio, podem ser indicadas pelo síndico e aplicadas a partir da aprovação dos condôminos.

Mas na prática do dia a dia, o que irá trazer resultados reais é a colaboração de todos os moradores.

Para que isso aconteça, o síndico pode fazer pequenas ações de campanha de conscientização no condomínio. Criando cartazes informativos, lembretes sobre economia de água, avisos próximos a torneiras e mangueiras.

Todo o tipo de comunicação que reforce as boas práticas irão contribuir. Este incentivo é necessário e faz parte do processo. Uma vez que todos já estejam integrados na causa, as ações tornam-se mais efetivas e apresentam melhores resultados.

Um mundo melhor com menos desperdício

O gerenciamento correto e responsável dos recursos ambientais deve ser responsabilidade de todos. Tanto na forma individual como no coletivo, dentro de suas casas, condomínios e empresas.

Nós da Dinâmica Sul entendemos que assumir este compromisso com a sociedade e o planeta é vital. Como empresa, nos preocupamos com o meio ambiente e contribuímos para um mundo melhor com menos consumo e desperdício.

Nosso negócio está comprometido com a redução dos impactos ambientais, visando a sustentabilidade em suas mais variadas ações e esferas.