Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar
a conversa no WhatsApp
fechar

Existe uma idade certa para comprar meu primeiro imóvel?

Existe uma idade certa para comprar meu primeiro imóvel?

O sonho da casa própria é comum para a maioria de nós. Mas comprar o primeiro imóvel requer planejamento e responsabilidade, afinal, é um compromisso de longo prazo. Por isso, muita gente se pergunta: há uma idade certa para isso?

 

Comprar o primeiro imóvel é o sonho de muitos. Aliás, para a maioria dos brasileiros isso significa independência financeira, autonomia e, de algum modo, certo gostinho de liberdade. Isso porque pagar aluguel é visto como “jogar dinheiro fora”. Então, a solução é partir para aquilo que “é seu”. Mas existe uma idade certa para adquirir a casa própria?

 

Antes de tomar a decisão, é preciso que o comprador analise algumas questões importantes, incluindo sua estabilidade financeira, tipo de imóvel desejado, “como ele se vê daqui 20 anos”, e também qual estilo de vida ele costuma levar. São questões que parecem subjetivas, mas que têm grande relevância. Entenda os motivos a seguir! 🧐

 

O sonho da casa própria

 

O sonho da casa própria permeia o imaginário do brasileiro. Ter que pagar aluguel todo mês é visto como “jogar dinheiro fora”, ao passo que comprometer parte do orçamento com a prestação do apartamento é visto como um investimento “em algo que é seu”

 

Mas a motivação não para por aí. Morar na própria casa é a garantia, por exemplo, que o proprietário não vai “pedir o imóvel” num momento onde você menos espera. Também é a certeza de que, mesmo se ficar desempregado, você terá um teto para se abrigar.

 

Jovens e terceira idade

 

Uma pesquisa apontou que 67% dos profissionais brasileiros com idades entre 25 e 33 anos tinham como “principal objetivo” a compra da casa própria. Por outro lado, o setor imobiliário começa a voltar atenção às oportunidades de venda para a terceira idade.

 

Mas embora sejam dois públicos distintos, ambos têm real potencial de compra. A diferença é que enquanto o jovem tende a ser mais impulsivo na compra da primeira casa, os mais experientes costumam analisar diversos fatores antes de tomar a decisão.

 

O que levar em consideração antes de comprar?

 

Quem vai comprar o primeiro imóvel muito provavelmente fará um financiamento. Se for esse o seu caso, é preciso levar em consideração alguns pontos importantes, já que esse será, possivelmente, um compromisso de longo prazo e que exigirá boa soma financeira.

 

Localidade

 

A cidade onde você está pensando em comprar seu imóvel é realmente o lugar onde você se vê morando pelas próximas décadas? Se a resposta for sim, parta para o próximo tópico. Se a resposta for não, pense bem antes de comprar ali, pois, depois pra vender será mais complicado do que se você estivesse morando de aluguel. Talvez seja mais interessante aguardar um pouco mais antes de escolher.

 

Emprego

 

Comprar um imóvel exigirá um comprometimento financeiro contínuo. Em outras palavras, você terá de ter, todo mês, o valor respectivo à parcela contratada com o Banco. Eis a importância de ter um “plano B” caso fique desempregado. A boa notícia é que quanto maior a entrada, menor será o valor das prestações. E você também pode usar o FGTS para amortizar ou liquidar a dívida

 

Vizinhança

 

Quando vamos morar em um lugar, tão importante quanto a casa em si, é a vizinhança. Problemas com vizinhos costumam ser algo bem estressante. Se você mora de aluguel basta esperar o contrato vencer e partir pra outro lugar. Mas como fazer isso na sua casa? Por isso, antes de comprar, pesquise esse ponto. 

 

Casado ou solteiro

 

É muito comum que tenhamos um gosto quando somos solteiros e outro depois que casamos. Isso acontece porque nossas expectativas mudam, bem como as nossas necessidades. Se, antes, uma casa de um quarto era suficiente, depois, com os filhos, talvez o ideal seja 2 ou 3 quartos, um com suíte. Se fosse comprar uma casa agora, essa questão já estaria resolvida pra você?

 

Caso consiga olhar para esses tópicos com tranquilidade, tendo pelo menos uma ideia de como lidar com cada um deles, é possível que esteja preparado para o passo seguinte!

 

A compra de um imóvel

 

Não há dúvidas de que morar naquilo que é nosso “não tem preço”. É o seu espaço, o seu “pedacinho”. O seu lar! Você pode deixar do jeito que sempre sonhou, pintar as paredes da cor que quiser, reformar tudo ou manter exatamente como está. Sua casa, suas regras! 😎

 

Com um bom planejamento e tendo em mente que se trata de um investimento que vai te trazer mais tranquilidade, o sonho do primeiro imóvel fica mais perto do que nunca. Mas, lembre-se: a assessoria de um bom corretor de imóveis é fundamental, pois ele vai zelar para que prevaleça “boa-fé e transparência entre as intenções dos envolvidos”.

 

O que isso significa? Que o corretor está empenhado em fazer com que o negócio dê certo para ambas as partes, garantindo a legalidade da transação. Assim, nem o proprietário corre riscos de vender sem garantias, nem o comprador arrisca dinheiro comprando de alguém mal-intencionado ou pague valores muito além daquilo que o mercado prevê.

 

Mas existe uma idade certa?

 

Não existe uma idade certa para comprar um imóvel. Tudo vai depender dos fatores que elencamos acima e como você responde a cada um deles. Se a decisão for tomada associando a compra somente à autonomia pessoal, sem se dar conta das responsabilidades que esse compromisso traz, pode vir daí um arrependimento. Mas se, antes de assinar o tão sonhado contrato, você mensura com clareza seus objetivos e metas, e escolhe a casa que vai atender tais expectativas, aí não tem erro: acredita e vai!

 

Blog da Dinâmica

 

Em nosso blog, temos conteúdos novos a cada semana. Nele, você fica por dentro das tendências do mercado imobiliário, além de novidades sobre venda e locação de imóveis.

 

Entre em contato conosco para saber mais. 

 

Telefone de Vendas: (47) 99937 9711  

Telefone de Locação: (47) 99634 0909 

 

Dinâmica Sul, a imobiliária em Blumenau presente nas suas conquistas!