Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar
a conversa no WhatsApp
fechar

DIY: 5 Dicas para reformar a sala e outros ambientes

DIY: 5 Dicas para reformar a sala e outros ambientes

DIY: 5 Dicas para reformar a sala e outros ambientes 

 

Certamente você está pensando em fazer uma reforma na sua casa, mudar a decoração, pintar algum móvel com outra cor ou algo do tipo. Então veja essas dicas de parede decorada no estilo DIY, um modo “faça você mesmo” de pintar. 

  

Mas antes de sair colorindo as paredes é preciso entender algumas regras básicas da decoração, que vamos explicar neste texto, como: 

  

1. Ouça o seu gosto pessoal 

2. Observe a localização do ambiente 

3. Como harmonizar as cores 

4. O que usar para enfeitar uma parede 

  

 

1. OUÇA O SEU GOSTO PESSOAL

  

Sabe aquela peça de roupa que você comprou porque estava na moda, muitos falavam que era tendência e então você resolveu comprar, mas nunca usou? Isso jamais pode acontecer na hora de decorar a sua casa, por isso leve muito em consideração as cores que você costuma usar no dia a dia, as famosas cores favoritas! 

E é claro, tente lembrar o sentimento que você tem ao entrar em ambientes com aquela paleta, afinal as cores realçam diversos sentimentos e mudam os humores. 

 

2. OBSERVE A LOCALIZAÇÃO DO AMBIENTE

  

A incidência solar influi diretamente na temperatura do ambiente, por isso fique atento a posição solar de cada cômodo na hora de escolher a cor. 

Quer um exemplo? Um quarto voltado para o lado sul terá menor incidência solar, então a dica é você escolher cores mais quentes em tons terrosos por exemplo, para aquecer o quarto. Do contrário, em estações mais frias como no inverno, podem faltar cobertores na hora de descansar. 

 

3. COMO HARMONIZAR AS CORES

  

Agora que você já escutou sua voz interior para escolher uma cor de tinta que lhe agrada, já sabe a localização do ambiente que você vai decorar é o momento de escolher as cores secundárias que vão harmonizar na hora de pintar a parede. 

A regra do design, e isso vale para o design de interiores também, é optar por no máximo três cores. Assim fica mais fácil harmonizar o ambiente e a chance de errar diminui muito. Como a reforma aqui é faça você mesmo, teste a sua paleta com objetos nas cores que você pretende usar no ambiente e pesquise referências em perfis de pinterest ou instagram. 

 

4. O QUE USAR PARA ENFEITAR UMA PAREDE

  

Mas se você não quer renovar a decoração das paredes do quarto ou da sala com tinta o estilo DIY tem outras opções: 

- Parede de chapéus 

- Parede com moldura de quadro 

- Parede com cestos 

- Parede de fotos 

No final, a gente sabe que as vezes só o que o ambiente precisa é de uma renovada e nesses casos a nova decoração fica barata e ainda mais linda pois tem o seu toque! 

  

5. BÔNUS: DEIXE A DINÂMICA TE INSPIRAR

  

Se você gosta de conteúdos como esse, é antenado em decoração, design de interiores e adora ver imóveis para se inspirar, está perdendo tempo em não conhecer nossas redes sociais! 

Siga @dinamicasul para mais fotos, dicas e exemplos de assuntos como esse. 

 

Texto de: José Augusto Souza