Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar
a conversa no WhatsApp
fechar

Da lareira à lenha para a lareira ecológica - as tendências do inverno

Da lareira à lenha para a lareira ecológica - as tendências do inverno

DA LAREIRA À LENHA PARA A LAREIRA ECOLÓGICA – AS TENDÊNCIAS DO INVERNO 

 

A estação mais fria do ano chegou e para quem vive no sul do Brasil, sabe que depois que o sol se põe, o que a gente quer é ficar bem quentinho. E uma das opções para esse conforto já virou tendência nas residências de Santa Catarina, as famosas lareiras ecológicas já disputam com aquecedores, lareiras elétricas e até as lareiras à lenha. 

Para ajudar você a escolher a opção correta para a sua casa ou apartamento separamos um breve resumo e algumas dicas de ambientes para cada uma delas.

 

Lareira à lenha:

 

O modelo mais tradicional, pode ser feito de alvenaria, concreto, metal e ainda fugir do tradicional e ser suspenso preso pela chaminé. É ideal para quem quer trazer estilo para a sala de estar e adora o ritual de acender o fogo ao entardecer do dia.  

Apesar da vantagem estética deste tipo de lareira, o uso obrigatório de chaminé traz uma desvantagem grande, pois apenas 15% do seu calor se expande pelo ambiente, ou seja, para ter este tipo de lareira você precisará de muita lenha e ainda assim a sala pode perder calor de forma rápida. 

 

Lareira ecológica:  

 

Essa já é tendência de inverno. As lareiras ecológicas dispensam o uso de lenha, logo não é necessário o uso de chaminé e assim a geração de calor tem uma potência maior. Se a sua sala for grande, a recomendação é você instalar este tipo de lareira. Outra super vantagem que pode fazer a diferença na hora da escolha é a rapidez e praticidade na hora de acender. 

 

Lareira a gás:

 

Outro modelo que dispensa o uso de chaminé, dutos de exaustão e por consequência aquece muito bem ambientes amplos. Mas ainda mais prática que a lareira ecológica essa opção é acionada com apenas um botão. A desvantagem? Em tempos pós pandemia o gás se tornou um produto mais caro que o normal e no caso da falta do produto, a sua lareira fica inutilizável. 

  

Lareira elétrica:  

 

Muito semelhante ao que seria um aquecedor, mas com muito mais estilo e elegância, a lareira elétrica reproduz imagens 3D de labaredas em sua tela, trazendo um conforto muito semelhante ao do fogo. Tão prática ao ligar quanto a lareira a gás, a lareira elétrica não exige limpeza e o brilho das chamas ainda pode ser controlado conforme o ambiente (tudo por controle remoto, sem sair do sofá)

 

Qual a ideal para mim? 

 

A lareira ideal para cada ambiente depende mais do gosto pessoal do que uma exigência de lei. Mas é claro que existem algumas sugestões para cada tipo de imóvel que você deve levar em conta, como por exemplo, em apartamentos não é recomendado o uso de lareira a gás, pois se faz necessário a instalação de tubulação. Nesse caso o recomendado é a lareira ecológica ou à lenha (caso haja duto de exaustão)

Atente-se também ao tamanho dos ambientes e espaços, pois como mencionado anteriormente, modelos com dutos de exaustão são menos eficientes no aquecimento. 

 

Casa ou apartamento? 

 

Seja casa, apartamento ou loft ela estando na sala, quarto ou área de festas, as lareiras são sempre bem-vindas para aquecer e decorar. Quando bem planejada para o ambiente, esse acessório garantirá o seu conforto e de seus convidados para uma reunião, encontro de amigos ou jantares. 

A certeza que você tem é que não vai faltar a lareira no seu novo lar, e a que nós temos é que vamos te ajudar nessa conquista! Entre em contato agora com nosso corretor de plantão e veja as opções para instalar a sua lareira (ecológica, a gás, à lenha ou elétrica). 

 

Telefone de plantão: (47) 99937 9711

Dinâmica Sul, a imobiliária em Blumenau presente nas suas conquistas! 

 

Texto de: José Augusto Souza