Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar
a conversa no WhatsApp
fechar

Como o Pix facilita as transações no mercado imobiliário?

Como o Pix facilita as transações no mercado imobiliário?

Meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, o Pix veio para facilitar as transações financeiras do brasileiro. Mas será que ele vai impactar positivamente o mercado imobiliário? É isso que iremos descobrir no artigo a seguir. Boa leitura!

Muita gente pergunta como o Pix vai impactar no mercado imobiliário. Se você pensa em comprar ou vender um imóvel, o fato é que, no futuro, as transações poderão ser feitas de maneira muito mais ágil do que é hoje em dia. E tendo em vista que 2021 se apresenta promissor, até em função da retomada econômica pós-Covid, a tendência é que ele seja muito utilizado!

Mas até que ponto essas transações via Pix serão seguras? E será que ele realmente irá facilitar processos, ou tudo não passa de promessas? E mais: todos poderão utilizá-lo para fazer pagamentos de grandes quantias – como é o caso da compra de um imóvel?

É isso que vamos responder a partir de agora. Vem com a gente!

O que é o Pix

Pix é o “meio de pagamento” instantâneo criado pelo Banco Central (BC) com vistas a “alavancar a competitividade e a eficiência do mercado”. Ou seja, com ele é possível fazer a transferência de recursos financeiros entre contas, em poucos segundos. E para utilizá-lo basta possuir uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento.

Como funciona?

Para fazer a transferência o usuário só precisa cadastrar uma “chave” junto ao Banco em que possui conta. Essa chave pode ser, por exemplo, o CPF, CNPJ, e-mail, número de celular ou chave aleatória (que é uma sequência alfanumérica gerada aleatoriamente pelo sistema).

A partir daí, você já pode “pagar via Pix” ou “receber via Pix”. Para isso, claro, a outra pessoa (de quem você vai pagar ou receber) também já tem que ter feito o cadastro.

Na hora da transferência só será necessário digitar a “chave” do beneficiário. Adeus aquela novela de ter que preencher número da conta, agência, dados pessoais, etc. Para quem está transferindo, o único cuidado será conferir se os dados do beneficiário confirmam e pronto. Transação efetuada!

Disponibilidade

Outra vantagem do Pix é a disponibilidade. Pode ser feito a qualquer hora do dia ou da noite, 7 dias por semana, incluindo finais de semana e feriados. Se o pagamento for feito na sexta-feira à noite, nada de só “cair” na segunda! Ou seja, o dinheiro, agora, cai na mesma hora.

Quem pode ter um Pix

Todo mundo pode ter um Pix. Empresas e pessoas. Imobiliárias, locadores, locatários, enfim, todos. Para isso, como dissemos antes, só será necessário ter uma conta bancária e manifestar a ela o interesse em criar uma “chave”. Na maioria das instituições financeiras essa criação é totalmente automatizada, via aplicativo (nem precisa ligar na Agência).

Quais as vantagens do Pix no mercado imobiliário?

O Pix trará, no futuro, agilidade nas negociações de venda. Quer um exemplo? Em alguns casos, a assinatura do contrato era feita apenas depois que o dinheiro entrava na conta do proprietário/imobiliária. Isso poderia levar algum tempo, dependendo do tipo de transação que era feita. Com o Pix, em 10 segundos o recurso já estará disponível na conta.

Tome nota: em função de adequação com os sistemas (softwares) imobiliários, o Pix ainda não tem sido usado por boa parte das imobiliárias. Mas tudo indica que, mais dias, menos dias, você já vai poder até pagar aluguel nesta modalidade.

Segurança

De acordo com o Banco Central, o Pix é totalmente seguro. Inicialmente, algumas pessoas até ficaram com receio de que se outros soubessem qual era sua “chave” poderia fazer algo prejudicial, etc. Mas pode ficar tranquilo: a “chave” do Pix não é a senha do seu Banco. E a única coisa que uma pessoa estranha poderá fazer com ela é depositar algo na sua conta!

Limite no valor das transações de mercado

Não há um limite mínimo ou máximo para as transações via Pix. Via de regra, do um centavo ao milhão, tudo é possível. No entanto, as instituições financeiras estão autorizadas a limitar esse montante para, nas palavras do próprio BC, diminuir “riscos de fraude e de critérios de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo”.

Dito isso, caso vá comprar um imóvel num valor X, é interessante que, antes disso, consulte seu Banco sobre a possibilidade de fazer a transação naquele valor. Como se trata de uma quantia elevada, é possível que façam uma autorização pontual para aquele pagamento.

Dinâmica Sul

Aqui na Dinâmica Sul estamos antenados com tudo aquilo que vem para facilitar a vida dos nossos clientes e parceiros! É por isso que, para algumas operações, já utilizamos o Pix.

Nosso blog

Gostou do artigo? Confira outras novidades e tendências, além do Pix, no mercado imobiliário em nosso blog: https://blog.dinamicasul.com.br/. Com um conteúdo novo a cada semana, estamos sempre publicando dicas para quem quer comprar ou vender ou alugar imóveis.