Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar
a conversa no WhatsApp
fechar

Como declarar o imposto de renda sobre imóveis: tudo o que precisa saber em 2023

Como declarar o imposto de renda sobre imóveis: tudo o que precisa saber em 2023

Se você é proprietário de um imóvel no Brasil, acompanhe a imobiliária em Blumenau das suas conquistas, para ficar atento às regras e declarar o imposto de renda em 2023. É importante saber que, além do valor do imóvel em si, outras despesas relacionadas ao imóvel podem ser incluídas na declaração, como IPTU, condomínio e reformas. 

  

Para ajudar você a declarar corretamente seu imóvel, preparamos algumas dicas importantes: 

  

 

ORGANIZE SEUS DOCUMENTOS 

 

Antes de começar a declarar seu imóvel, organize todos os documentos relacionados a ele, como escritura, IPTU, comprovantes de pagamento de condomínio e de reformas. Isso facilitará o preenchimento da declaração e evitará erros. 

  

 

 

CONHEÇA AS REGRAS DE DEDUÇÃO 

 

Algumas despesas relacionadas ao imóvel podem ser deduzidas do imposto de renda, como o valor pago de IPTU e de condomínio. Verifique as regras para saber quais despesas podem ser deduzidas e qual é o limite de dedução. 

  

 

 

INFORME A VALORIZAÇÃO DO IMÓVEL 

 

Se você vendeu um imóvel no ano anterior, é preciso informar na declaração o valor de venda e também a valorização do imóvel desde a data da compra. Essa valorização é calculada com base no valor do imóvel na data da compra e na data da venda. 

  

 

 

DECLARE ALUGUEL RECEBIDO 

 

Por exemplo, se você alugou seu imóvel com a Dinâmica Sul Assessoria Imobiliária (CRECI 02733J), durante o ano, precisa declarar o valor recebido como rendimento tributável. É importante lembrar que o valor do aluguel deve ser declarado na ficha de "Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior". 

  

 

 

VERIFIQUE A NECESSIDADE DE DECLARAR GANHO DE CAPITAL 

 

Se você vendeu um imóvel e obteve um lucro, é preciso declarar o ganho de capital na declaração. O imposto devido nesse caso é calculado com base na diferença entre o valor de venda e o valor de compra do imóvel. 

  

 

 

Ao seguir essas dicas que a Dinâmica Sul separou, você poderá declarar seu imóvel de forma correta e evitar problemas com a Receita Federal. Não se esqueça de consultar um contador ou advogado tributário em caso de dúvidas. Boa sorte! 

 

 

 

Telefone de Vendas: (47) 99937 9711  

Telefone de Locação: (47) 99634 0909 

 

Dinâmica Sul, a imobiliária em Blumenau presente nas suas conquistas!  

 

 

Texto de: José Augusto Souza