Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar
a conversa no WhatsApp
fechar

Ar-condicionado em apartamento: Split, portátil ou de janela?

Ar-condicionado em apartamento: Split, portátil ou de janela?

Ar-condicionado em apartamento, muitas vezes, é uma necessidade! Em cidades mais quentes, simplesmente é impossível dormir sem um. Mas qual é a melhor opção entre os modelos existentes no mercado: split, portátil ou de janela?

 

Você já parou pra pensar qual seria a melhor opção de ar-condicionado em apartamento, split, portátil ou aqueles de janela? Apesar de ser uma questão bem simples de ser resolvida, em alguns casos ela pode dar uma certa dor de cabeça, sobretudo se o prédio em que você mora tiver regras bem específicas para o uso ou instalação desse aparelho.

 

Sim, há edificios onde não se pode instalar alguns modelos. Ou nenhum deles! E as razões dessas proibições variam desde a questão estética, passando para aqueles casos em que a estrutura não pode ser alterada (comum em prédios tombados como Patrimônio Histórico); ou ainda em função da rede elétrica não estar preparada para uma carga extra de energia.

 

Mas se não for o caso do seu condomínio, daí a escolha do aparelho vai depender de outros fatores, como o seu gosto pessoal em relação ao design do produto e também o que você espera em relação ao desempenho (capacidade de refrigeração) do aparelho. 

 

No artigo a seguir, vamos descobrir quais as vantagens e desvantagens de cada modelo de ar-condicionado, e saber o que fazer caso seu prédio não possa ter um. Boa leitura!

 

Vantagens do ar-condicionado

 

Com a primavera já “batendo à porta”, as temperaturas começam a se elevar. Hora de dar adeus ao inverno e dizer bem-vindo ao calorzinho que combina com praia, passeios e mais tempo ao ar livre. Em algumas cidades mais quentes, contudo, para dormir é imprescindível o uso de ar-condicionado. Se o apartamento tiver sistema de automação residencial, melhor ainda, pois é possível programar o aparelho para ligar sozinho, horas antes de ir dormir.

 

Entre as vantagens do ar-condicionado, na casa ou em apartamento, a principal delas é justamente a capacidade dele em diminuir a temperatura ambiente, proporcionando maior conforto climático ao morador.

 

Se o aparelho tiver a tecnologia inverter, o consumo de energia ainda fica bem em conta.

 

Desvantagens do ar-condicionado

 

As desvantagens do ar-condicionado, em casa ou no apartamento, residem sobretudo em dois fatores: o consumo de energia (que em alguns casos, pode ser um pouco elevado) e para pessoas alérgicas. 

 

A boa notícia é que ambos as situações podem ser solucionadas: no caso do consumo, como citamos no tópico anterior, há tecnologias que ajudam a diminuir os gastos. Para os alérgicos, o aparelho em si não é um problema, mas sua higienização. De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), o ar-condicionado não faz mal “desde que os aparelhos tenham boa limpeza para evitar o acúmulo de poeira e mofo”.

 

Passemos, então, para a próxima etapa: conhecer cada um dos aparelhos. Com base nas informações deles, você conseguirá decidir qual é o modelo ideal para seu apartamento!

 

Ar-condicionado split

 

Há alguns anos conquistando a preferência do consumidor, o modelo split veio mesmo para ficar. Extremamente silencioso, a instalação requer apenas um pequeno furo na parede. 

 

Com a opção de inverter, pode gerar uma economia de até 40%. Ah, esses modelos podem chegar a 80.000 BTUs, o que congelaria um apartamento inteiro! Mas para um ambiente de 20 metros quadrados, como uma sala ou quarto, 12.000 BTUs já será o suficiente.

 

Ar-condicionado de janela

 

O ar-condicionado de janela são considerados os mais tradicionais. Com preço mais acessível que o split, boa parte das vezes não conta com recursos mais tecnológicos, como o sistema inverter – que reduz o consumo de energia. Além disso, para ser instalado, é preciso fazer uma abertura na parede, fato que, dependendo do prédio, não será permitido. 

 

Como esses modelos não ultrapassam os 30.000 BTUs, sua capacidade de refrigeração é mais limitada quando comparamos com o split, que pode chegar aos incríveis 80.000 BTUs.

 

Ar-condicionado portátil

 

O ar-condicionado portátil é a opção para quem talvez não possa instalar em apartamento ou casa as duas opções anteriores… ou para cômodos menores. Sua capacidade em BTUs vai até 14.000.

 

Outra coisa que ninguém diz é que eles não são tão portáteis como parecem. Por exemplo, não podem funcionar em cômodos onde não haja uma saída de ar. Sim, como os outros modelos, ele precisa de uma abertura na janela para retirar o ar quente do ambiente.

 

Meu prédio não pode ter um ar-condicionado

 

Infelizmente, nem todos os prédios aceitam a instalação de ar-condicionado. Nesse caso, a primeira coisa a fazer é buscar entender com o síndico ou empresa que administra o condomínio os motivos da proibição. Pode ser apenas questão de gestão, fácil de resolver.

 

Se for em função de preservação de patrimônio histórico, é preciso deixar claro que o tombamento em si não é um impeditivo para a realização de obras ou melhorias. Em algumas situações, inclusive, é possível resolver a questão apresentando um projeto ao órgão responsável e indicando a necessidade da instalação desses aparelhos no prédio. O órgão, por sua vez, irá deliberar sobre o assunto e, se aprovar, fará algumas recomendações no sentido de preservar a originalidade daquela construção.

 

Se a razão for por conta da fiação antiga, a Assembleia Geral pode resolver. Às vezes será necessário refazer todo o sistema elétrico, o que irá gerar despesas extras. 

 

Finalmente, se o motivo for estético, mais uma vez quem terá a palavra final é a Assembleia Geral. Ela pode simplesmente liberar todos os moradores de ter que seguir uma padronização, interrompendo o equilíbrio visual até então obrigatório; flexibilizar a instalação para casos específicos e com condições a serem seguidas, ou manter a proibição.

 

Entre em contato conosco para saber mais. 

 

Telefone de Vendas: (47) 99937 9711  

Telefone de Locação: (47) 99634 0909 

 

Dinâmica Sul, a imobiliária em Blumenau presente nas suas conquistas!