Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar
a conversa no WhatsApp
fechar

5 cuidados que você deve ter na hora de alugar um imóvel

5 cuidados que você deve ter na hora de alugar um imóvel

É inegável o quanto a pandemia impactou o mercado imobiliário, principalmente no que diz respeito ao comportamento do consumidor. Fazer a locação de uma casa ou apartamento, envolve várias etapas que exigem cuidados, para garantir a melhor escolha do imóvel

Ao alugar um imóvel, o contratante passa a analisar diversos novos fatores. O espaço do seu futuro lar precisa estar adaptado às necessidades das dinâmicas atuais.

O contexto do home office, por exemplo: o imóvel possui uma área apropriada para improvisar um escritório? Este espaço é bem separado do restante dos cômodos, para ter a privacidade e silêncio necessários para trabalhar?

Ao trabalhar em casa, a pessoa talvez não precise mais alugar um imóvel tão bem localizado, como no centro da cidade. Porém, ainda é importante que esteja perto de supermercados, farmácias e afins.

E na possibilidade de aumentar a família, quantos quartos extras seriam o ideal?

Estas e outras questões norteiam e podem influenciar muito a decisão no momento de alugar um imóvel.

Por isso, neste artigo você irá saber:

  • Quais os principais cuidados que você deve ter na hora de alugar um imóvel;
  • Como avaliar se o imóvel atende às suas necessidades e expectativas.

1 – Uma boa pesquisa é essencial ao alugar um imóvel

Dependendo da sua pressa em se mudar, entenda que realizar uma boa pesquisa no momento de alugar um imóvel pode fazer toda a diferença.

Nunca pare no primeiro ou segundo imóvel visitado. Existem muitas opções disponíveis e, muitas vezes, a ideal para você não irá aparecer de primeira.

Por isso, o mais indicado é se programar para começar a pesquisar com certa antecedência. Na ansiedade de encontrar um imóvel, logo, você pode pecar pela pressa.

Mas, se no seu caso a mudança precisa ser realmente rápida, é primordial ter acesso a uma ferramenta efetiva. Uma imobiliária que te auxilie a fazer uma pesquisa rápida, abrangente e muito assertiva.

Desta forma, as chances de encontrar o local ideal são muito mais altas.

2 – A localização ainda é importante

Engana-se quem pensa que, com todo o movimento do home office na pandemia, estar em um imóvel bem localizado, por exemplo, perdeu total importância.

Trabalhar de casa é sim uma vantagem em termos de trânsito, tempo de deslocamento, gastos com gasolina, etc. Mas isto não significa que você não precise ficar atento à região onde o imóvel se encontra.

Mas o que é fundamental considerar, sobre a região, ao alugar um imóvel:

Mobilidade urbana

É a facilidade de acesso aos ônibus circulares e aplicativos de transporte, como por exemplo, Uber, etc. Fique atento aos horários de circulação dos mesmos, e o valor médio das taxas cobradas naquela região.

Comércio local

Existem supermercados, padarias, farmácias e postos de saúde próximos ao imóvel? No dia a dia, o acesso facilitado a estes pontos pode fazer total diferença.

Segurança

Um bairro tranquilo, com baixas taxas de ocorrências policiais, em geral irá proporcionar o sentimento de segurança. Neste sentido, informe-se sobre estes dados no momento de pesquisar os imóveis.

Infraestrutura e sinal de internet

Atualmente, quase todas as atividades diárias dependem de um bom sinal de internet. Seja para o trabalho – principalmente se você estiver em home office – seja para o lazer e entretenimento (acesso a canais de streaming, dispositivos inteligentes como a Alexa, etc).

Verifique se a região do imóvel é bem atendida pelas empresas de internet, ou por aquela que você já possui preferência. E se o sinal de internet móvel para celular também funciona bem no local.

3 – Fique atento às condições do imóvel

Ninguém gosta de ter surpresas com a estrutura do imóvel após fechar o contrato de aluguel. Por isso, imobiliárias como a Dinâmica Sul realiza a vistoria e disponibiliza para conhecimento do inquilino. Que tem um prazo de até cinco dias para comunicar algo que não está de acordo com o documento.

No entanto, durante a visita ao imóvel procure saber o que pode ser uma manutenção recorrente como, por exemplo: umidade e infiltrações. Deste modo a sua experiência na locação será muito mais previsível, tranquila e feliz.

4 – Atenção para a parte da documentação

Como em qualquer negócio, você precisa tomar cuidado com toda a documentação envolvida e os possíveis golpes.

Infelizmente, no mercado imobiliário não são raros os falsos anúncios de imóveis. Deste modo, desconfie de preços muito abaixo do praticado pelo mercado.

Para que o negócio seja feito de forma segura, tanto para o locador como para o locatário, um contrato de imóvel pode envolver diversas “garantias”.

Como uma das formas mais comuns de garantia, a existência de um fiador é ainda solicitada por algumas imobiliárias. Neste cenário, uma pessoa terceira assume a responsabilidade se houver inadimplência do contrato por parte do locatário.

Outro método, um pouco menos comum, é o Seguro Fiança. É quando o proprietário do imóvel é representado por uma seguradora no momento do contrato. Deste modo, se ocorrer o atraso ou a falta de pagamento do locatário, a seguradora realiza o pagamento ao locador.

Por fim, ainda há um terceiro formato: o depósito, que é quando o locador adianta dois ou três meses do valor do aluguel já na assinatura do contrato. Esta garantia pode servir como pagamento dos últimos meses do aluguel se o locatário precisar sair com antecedência do imóvel.

5 – Você não precisa fazer todo o trabalho sozinho!

São muitos os aspectos a serem levados em consideração ao alugar um imóvel. Com tantos detalhes a serem observados, pode ser sempre um risco alugar diretamente com o proprietário.

Uma imobiliária de confiança para te ajudar neste processo é imprescindível, em todas as etapas!

Desde a agilidade e qualidade na pesquisa pelos imóveis, passando pela vistoria do local, garantindo a boa localização e estado de conservação. Até o momento da assinatura do contrato, proporcionando a segurança de que estará tudo certo e dentro dos conformes.

Na Dinâmica Sul, prestamos a assessoria completa que você precisa para alugar um imóvel com tranquilidade, encontrando o que você precisa.

Já em nosso site é possível realizar uma busca segmentada por imóveis, de forma muito prática.

Acesse agora www.dinamicasul.com.br ou entre em contato com nosso atendimento de locação, via WhatsApp: (47) 9 9634-0909.